15 de dezembro de 2009

Hino da Catuense

Hino: Catuense Futebol

Quando o meu Bem-te-vi entra em campo, bate forte o meu coração,
E a torcida toda gritando: Catuense é o campeão.
Sua história repleta de glorias, futebol que da gosto de ver,
Catuense seu lema é a vitória, vamos juntos pra frente vencer.

Catuca, meu, meu bem-ti-vi, a laranja mecânica faz a galera explodir,
Catuca, meu, meu bem-ti-vi, a laranja mecânica faz a galera explodir.
É gol! É gol! A Catuense nasceu pra vencer,
É gol! É gol! Eternamente meu bem-querer.

Quando o meu Bemtevi entra em campo, bate forte o meu coração,
E a torcida toda gritando: Catuense é o campeão.
Sua história repleta de glorias, futebol que da gosto de ver,
Catuense seu lema é a vitória, vamos juntos pra frente vencer.

Catuca, meu, meu bem-ti-vi, a laranja mecânica faz a galera explodir,
Catuca, meu, meu bem-ti-vi, a laranja mecânica faz a galera explodir.
É gol! É gol! A Catuense nasceu pra vencer.
É gol! É gol! Eternamente meu bem-querer.


Baixe o hino em MP3 (4shared). Clique na imagem abaixo:



4 de dezembro de 2009

Alagoinhas será possivél "casa" da Catuca em 2010


Na ultima quarta-feira entramos em contato com a presidente, Cida Pena, que nos informou por telefone que o time provavelmente usará como mandante a cidade de Alagoinhas, no estádio Carneirão, tornando a nossa felicidade na volta da Catuca em frustração pela mesma jogar longe de nós torcedores.

É inaceitável que a prefeitura da Cidade não dê apoio ao time, mesmo sendo um clube privado, mas seria uma oportunidade de sua torcida reencontrar o time, contribuindo também para o lazer dos Catuenses, mas a estrutura do estádio e a vontade de uma reforma deixa a desejar.

Faltam apenas quatro meses para o início da competição, vamos torcer para que até lá essa situação se resolva, o que é pouco provavél. Mas acreditamos que mesmo a Catuense mandando seus jogos na Cidade de Alagoinhas os torcedores não deixaram de prestigia-lo.


Blog da Catuense
Por Danilo Bastos e Iago Vallory

2 de dezembro de 2009

Catuense confirma participação da "segundona baiana" 2010

Hoje foi o último dia para a inscrição na 2ª Divisão de 2010 dos clubes que participaram de competições profissionais nos últimos três anos, nove clubes efetuaram inscrição, além deles o Cruzeiro apresentou-se, porém não tinha dinheiro para oficializar a inscrição e até às 18h vivia esse impasse na sede da FBF. Desta forma teremos 9 clubes na disputa e a última vaga será dada ao campeão do Torneio Seletivo.

Clubes inscritos:
Atlanta
Camaçariense
Catuense
Galícia
Guanambi
Juazeirense
Juazeiro
Poções
Serrano

O Astro decidiu não participar este ano, existe a dúvida se o Cruzeiro poderá ser aceito no Torneio Seletivo. Sobre esta competição, é provável as participações de Barreiras, Jacuipense e Ypiranga, além de outros clubes como Jequié, Porto Seguro e Redenção que vem especulando participação nas últimas semanas. Outros clubes também podem pintar.

Fonte: http://segunda-ba.blogspot.com/

24 de novembro de 2009

Catuense pretende disputar campeonato baiano da segunda divisão de 2010


De acordo com o blog Retratos de Catu, ontem, dia 23 de novembro a Catuense enviou um ofício a prefeitura municipal da cidade mostrando-se interessado em poder disputar o campeonato baiano de 2010 no estádio Antonio Pena.

Os dirigentes da Catuca solicitam a prefeitura a colaboração, com ambulâncias, apoio logístico, médicos, maqueiros, gandulas e quadro móvel, além da principal preocupação, a situção do estádio, pois a FBF (Federação Baina de Futebol) solicita a apresentação dos laudos técnicos até dia 30/11/2009.

Vamos ficar na espera pela posição da prefeita, torcendo para que a prefeitura contribua com o clube e com a alegria de nos torcedores, que poderemos ver novamente a Catuca jogando aqui no nosso estádio em uma competição profissional.


Blog da catuense
Fonte: retratosdecatu.blogspot.com

31 de outubro de 2009

Especial 35 anos - Uma História de sucesso

Liderados por Antonio Pena, em 1974 um grupo de empresários decidem fundar um clube de futebol, A Associação Desportiva Catuense, sem imaginar, eles, que esse time conseguiria se formar uma das maiores forças do futebol baiano.

Nove anos depois da sua fundação o clube começava a construir sua grande e rica história, chegando pela primeira vez a elite do futebol baiano, que nos 26 anos  que esteve por lá quase sempre esteve nas primeiras colocações, estando em 17 vezes entre os cinco primeiros, conquistando quatro vices campeonatos.

As partidas da Laranja mecânica eram realizadas no Carneirão, em Alagoinhas, dai o apelido, pois naquela época a cidade era uma grande produtora de laranja. Em 1996 era inaugurado o estádio Antonio Pena, construído pelo mesmo que na ocasião era o prefeito da cidade. A partida inaugural foi entre a Catuense e o Penerõl do Uruguai que marcaram um gol cada, fazendo a festa dos torcedores.

O clube que no inicio ja foi chamado também de "Catu Atlético Clube", em 2001 deixou ser chamado de Associação Desportiva Catuense e passou a ser uma empresa, como muitos clubes brasileiros, ganhando o nome de Catuense Futebol S/A.

Em 2004, foi o ponto mais alto da sua história, depois de ser vice campeão baiano é promovido a Copa Do Brasil. O primeiro jogo foi contra um clube de grande expressão, o Atlético de Minas Gerais, aqui mesmo em Catu, no "Penão". Errado quem pensa que o Bemtevi foi prejudicado pela "síndrome dos times pequenos", pelo contrario, a Catuca se agigantou e goleou o Atlético por 4x2 em um jogo histórico, mas no jogo de volta no Mineirão foi desclassificado pelo placar de 5x1. Veja a declaração de Beto Freitas na época a um jornal veiculado na cidade:

"Mesmo tendo atuado apenas na primeira fase, foi muito importante. Sei o orgulho que cada catuense teve em ver pela primeira vez seu time, na TV, em rede nacional. E o melhor, golear aqui, no nosso estádio, o poderoso Atlético Mineiro por 4 a 2."
 
 Em 2005 o clube iria participar pela segunda vez da copa do Brasil, mas com uma parceria realizada com o Bahia, abriu mão de sua vaga deixando-a para o tricolor de Salvador. Mas essa "união" não era surpresa, pois a Catuense sempre teve uma ligação com o Bahia, como nas vendas de seus principais jogadores que na maioria tinham destino certo, brilhar no Tricolor de Aço como Bobô e Zanata.

Taça Estado da Bahia, Campeonato do Interior, dois vices campeonatos baianos, brilhantes participações na Serie B de 89 e 90 e grandes jogadores revelados como Bobô, Vandick, Naldinho, Zanata, Luiz Henrique, Renna formam a grande história da Catuca que tanto nos orgulhou, mas que nos últimos tempos, está passando pela sua pior fase, amargando fora de uma competição profissional a dois anos.


Matéria Por Iago Vallory
 Fostes de pesquisas: arquivodeclubes.com, CBF, Jornal o Catuense e bolanaarea.com.

26 de setembro de 2009

Campeonato baiano de futebol infantil e juvenil 2009

Nos últimos anos a Catuense vem apostando suas fichas que restam na sua base. Mesmo com muitas dificuldades, alguns campeonatos foram disputados com um time competitivo, principalmente no campeonato baiano de 2008.

O Infantil conseguiu realizar uma boa campanha no ano passado, comandados pelo professor Gilvan, seu bom time junto com sua seriedade respondeu bem dentro de campo ao conseguir passar para segunda fase. Prova dessa campanha foi eu, Danilo Bastos, que estive presente no elenco daquele ano.

Com esperança de repetir a boa campanha neste ano, foi nomeado Genivaldo como novo técnico, porém poucos da base de 2008 permaneceram no clube, e não foi selecionado um bom elenco para esse ano, algo que vem afetando a campanha do time, durante o campeonato baiano.

Apenas uma vitória, e o ultimo do seu grupo. Essa é a campanha do time no campeonato desse ano nas duas modalidades, juvenil e infantil, que começou em 22 de agosto e vai até dia 28 de novembo, e também não podemos deixar de citar as absurdas goleadas sofridas pelo clube, como o 13 a 0 que o Bahia aplicou sobre a Catuca.

Confira a tabela da competição:


Por Danilo Bastos
Blog da Catuense


8 de agosto de 2009

Quem é Cida Pena?

Maria Aparecida Pereira Pena, nasceu na década de 70, praticamente junto com a Catuense e hoje é quem comanda o clube que já foi uma das principais forças do futebol baiano.

O futebol fez parte da sua vida, desde o início acompanha de perto toda a história da Catuense, até que em dezembro de 2002 foi convidada por seu pai, Antônio Pena, para assumir a presidência do clube.

Ao assumir o cargo, Cida herdou uma infra-estrutura que com muita seriedade e organização conseguiu transformar a Catuense num dos grandes clubes baianos.

"Foi uma atitude de muita confiança. O Catuense é a menina dos olhos do meu pai. Ele acreditou em mim e eu busco retribuir."

Diz Cida em entrevista ao Jornal o Catuense veiculado em Catu na época da gestão de Antônio Pena.



Fontes: Jornal O catuense, Blibioteca municipal de Catu.
Matéria Por Iago Vallory


6 de junho de 2009

Situação do Estádio Antonio Pena continua precária

Em Dezembro do ano passado o blog da Catuense fez uma visita ao estádio municipal da cidade, agora foi a vez do blog Retratos de Catu dá uma passadinha por lá. As noticias não são nada animadoras, o estádio continua no mesmo estado de a seis meses atrás. Veja a matéria a seguir:


Concerteza vocês estão estranhando essa foto não é?

Por um momento imaginemos que seja algum pasto.

Infelizmente essa imagem é do gramado no Estádio Municipal Antonio Pena de Catu, onde outrora era um dos gramados mais conceituados da Bahia.

[...]

Informações de Roberto Freitas, membro da Diretoria da Catuense Futebol, dão conta que o time que representa a cidade de Catu já está se preparando para disputar o acesso a 1ª Divisão do campeonato Baiano em 2010.

Diante dessa novidade, um outro lado da moeda nos preocupa, já que para agregar seu jogos o time precisa de um estádio que atenda as exigências da respeitada Federação Baiana de Futebol.


Observamos que o campo não tem condição alguma para agregar um jogo profissional de futebol, pois além do gramado existe inúmeros problemas expostos no estádio, bem como a falta de estrutura da cabines de imprensa, instalações internas, estruturas internas comprometidas, arquibancadas sujas, as torres de iluminação com ausência de algumas lâmpadas e dentres outros fatos.



Matéria de Tiago Amorim
Blog Retratos de Catu

Confira mais fotos do estádio na galeria de fotos na coluna do blog.

17 de abril de 2009

Visão Futebolistica de Antonio Pena é lembrada pela Imprensa Baiana.

No quesito "beber na fonte do interior", o Bahia tem um histórico anterior bem mais favorável do que o Vitória. Na década de 80 por exemplo, o tricolor da Capital aproveitou a visão futebolistica do ex-presidente da Catuense, Antonio Pena, para trazer vários jogadores para o Fazendão, alguns deles integrantes da equipe campeã brasileira de 1988.

O talentoso Bobô, que hojê ocupa o cargo de diretor geral da SUDESB, e o atacante Sandro que recentemente estava trabalhando na administração do estádio de Pituaçu - formaram uma dupla de sucesso na campanha do titulo nacional de 88. Os dois foram descobertos por PENA, na Catuense, assim como o lateral direito Zanata, o meia Luiz Henrique e os atacantes Vandick e Naldinho, que conquistaram vários títulos estaduais com a camisa do tricolor.
_________________________________
Edmilson Ferreira
Jornal A Tarde
edmilsonferreira@grupoatarede.com.br
_________________________________

Materia retirada do blog Retratos de Catu.
.

30 de março de 2009

Entrevista com Maria Cida Pena

Cida Pena, filha de Antonio Pena e presidente do Catuense cedeu uma entrevista bem interessante para o blog, falando de tudo que nós torcedores e simpatizantes do Bem-te-vi queremos saber: a volta do time profissional aos gramados e muito mais. Confira abaixo:

Blog: A Catuense participará da segunda divisão do campeonato baiano de 2009?
Cida Pena: Não, esse ano não dá mais.

Blog: Tem previsão da volta do time profissional aos gramados?
Cida Pena: Sim, em 2010.

Blog: Porque a Catuense não participou do campeonato baiano da segunda divisão de 2008?
Cida Pena: Falta de patrocínio e colaboração da prefeitura municipal de Catu.

Blog: Quais as causas da queda do time em 2007 no campeonato baiano?
Cida Pena: Foi causada pelo treinador Rodrigo, que escolheu o pior elenco que a Catuense já teve.

Blog: A que a senhora atribui a crise em que o clube se encontra atualmente?
Cida Pena: A lei Pelé.*

Blog: Falta ajuda da prefeitura municipal de Catu?
Cida Pena: Sim, e muita. Por não termos a ajuda da Prefeitura Municipal de Catu, não podemos participar da Copa 2 de Julho, infantil e Juvenil. Principalmente pela falta de colaboração no estádio.

Vamos torcer para que o clube saia dessa crise e confirme a previsão de participar do campeonato baiano de 2010, por que um time com tanta tradição como a Catuense não pode continuar nesta situação.

*Lei Pelé: O objetivo principal da Lei Pelé, quando a mesma foi criada, era extinguir com o passe. Os jogadores deixaram de ser propriedade dos clubes e passaram a atuar de acordo com contratos de trabalho.
Porém, um reflexo dessa nova realidade é a saída de atletas cada vez mais cedo de suas equipes. Com a chance de ganhar um salário maior e o sonho da projeção internacional, garotos de 18, 17, 16 anos deixam suas equipes antes mesmo da profissionalização.


Entrevista Por: Danilo Bastos e Iago Vallory – Blog do Catuense.

5 de fevereiro de 2009

Catuense Futebol S/A



Historia


A Catuense foi fundada em 1º de janeiro de 1974, como Associação Desportiva Catuense. Em 2003, mudou de nome para Catuense Futebol S/A.
Suas cores são o amarelo, vermelho e preto, em homenagem à cidade, Catu.
A Catuense já chegou por duas vezes ao vice-campeonato baiano: em 86 e 87. Em 1995, a Prefeitura de Catu construiu um estádio com capacidade para 12 mil pessoas para o clube. Antes da construção do estádio Antonio Pena, a Catuense era um clube que dependia de outras cidades para mandar seus jogos. O clube tinha como homem forte o ex-prefeito de Catu, Antônio Pena, que era dono de uma frota de ônibus interestadual.

Mascote: Bem-te-vi
Estádio: Penão
Capacidade: 10.000
Presidente: Cida Pena
Liga: Campeonato Baiano - 2ª Divisão

Títulos

Estaduais
• Vice-Campeonato Baiano: 1987 e 2003.
• Taça Estado da Bahia: 2001.
• Vice-Campeonato Taça Estado da Bahia: 1999.
Outras Conquistas
• Campeonato do Interior: 2004.

Ranking da CBF

Posição: 69º
Pontuação: 206 pontos

Com 206 pontos, a Catuense é a terceira maior força do futebol baiano, ficando atrás apenas do Bahia e do Vitória respectivamente.


Galeria de fotos e videos

Fotos:

Antigo escudo da Catuense.


Atual escudo da Catuense.


Estádio Antonio Pena


Penão - Antonio Pena



Estádio Municipal de Catu - 2009


Catuense 0x1 América do México - Copa 2 de Julho 2008


Time em 1984 - Em pé: Zanata, Xaxá, Iberê, Guaraci, Lucas, Tião. Agachados: Boca, Lulinha, Flávio, Bobô, Roberto.


Amistoso em 1982, ao lado direito Bobô.


Catuense x Botafogo Campeonato Baiano de 1985.

Videos:

Vitória 2x1 Catuense, vice campeonato baiano do Catuense em 1985:



Ceará 1x1 Catuense, serei B de 1990:




Jogos e competições inesquecíveis

• Jogos:

Catuense 4x2 Atlético – MG:
Na Copa do Brasil de 2004 o Catuense enfrentava um grande clube brasileiro, o Atlético de Minas Gerais. Na primeira partida a Catuca venceu o Galo por 4 a 2, com gols de Elzon, Dudu, Edinei e Marcelinho. No jogo de volta, empolgados com a vitória anterior, os jogadores foram pra cima dos donos da casa, dando oportunidade ao Atlético-MG que não desperdiçou e goleou de 5 a 1, eliminando a Catuense.

Catuense 1x1 Peñerol do Uruguai:
Em 1996 o Catuense enfrentava o time Uruguaio em um amistoso na inauguração do Estádio Antonio Pena.

Catuense 2x1 Flamengo:
De acordo com o site oficial do time carioca, Flamengo e Catuense se enfrentaram apenas em um amistoso em 1988, naquela oportunidade o Bem-te-vi saiu vencedor com o placar de 2x1. Este jogo foi realizado na Cidade de Alagoinhas, no Estádio Antônio Carneiro.

• Competições:








Em 1990 a Catuense participava da segunda divisão do campeonato Brasileiro, onde 24 clubes disputavam duas vagas para serie A. Neste ano o Bem-te-vi quase subiu para a primeira divisão, a Catuca foi o quarto (4º) colocado com 26 pontos, sendo que o segundo colocado tinha 27. Na época só conseguiam o acesso os dois primeiros times, o campeão Sport e o vice Atletico-PR.

O Bem-te-vi ja participou de nove edições do brasileirão serie B, em 1989 ficando também na quarta colocação, mas numa competição considerada mias fraca. A Catuca surpreendeu mesmo foi em 90, quando se destacou entre os grandes do Brasil.


Fonte: , futpedia.globo.com, flamengo.com.br/flapedia/, bolanaarea.com.

Poste atualizado em 16 de Dezembro de 2009.

Catuense, o grande revelador de craques


Time em 1984 - Em pé: Zanata, Xaxá, Iberê, Guaraci, Lucas, 
Tião. Agachados: Boca, Lulinha, Flávio, Bobô, Roberto. 
Da Tradição e da grandeza da Catuca ninguém dúvida, mais você sabe quais grandes jogadores passaram ou foram revelados pelo Bem-te-vi? Bobô, Campeão brasileiro e considerado o maior ídolo da torcida do Bahia, que inclusive vestiu a camisa da Seleção Brasileira em 1989 é um deles. Ele começou a sua carreira na Catuca , por onde esteve dos 17 aos 22 anos de idade.
Vandick com a camisa
do catuense nos anos 80
Houve épocas que a Catuense montava o time que seria vencedor no Bahia. Foi assim no tricampeão baiano de 1986/87/88, com Zanata na lateral-direita, Bobô na meia e Sandro no ataque, e em parte da década de 1990, através das arrancadas do ponta Naldinho e dos gols de Vandick. Até mesmo o último jogador tricolor na Seleção Brasileira era cria da Catuense: Luis Henrique, convocado por Carlos Alberto Parreira, em 1991.  

Hoje o Catuense passa pela sua pior fase jogando a segunda divisão do campeonato Baiano, mas com certeza sua história sempre vai ficar na lembrança dos seus torcedores e dos fãs do bom futebol.



Clássico da laranja



O clássico entre Catuense e Atlético de Alagoinhas é chamado do Clássico da laranja, pois no inicio dos anos 80 e 90 a Catuense usava a cidade de Alagoinhas como sua casa, mandando seus jogos no Carneirão e nessa época a cidade era a maior produtora de laranja do Estado.

O ultimo confronto entre os dois times pelo campeonato baiano foi em 2007 onde o Carcará venceu por 1x0.Neste mesmo ano o Catuense foi rebaixado e o atletico de Alagoinhas participou do Brasileirão serie C.