Cresce a expectativa diante de um possível retorno ao futebol profissional da Catuense, depois de ser rebaixado ano passado, o clube parou suas atividades profissionais e passou a se dedicar ao futebol de base, restaria também uma lacuna, haja vista que o maior entusiasta da equipe, o patrono Antônio Pena já não se faz mais presente entre nós.
No inicio de março deste ano, quando a Federação Baiana de Futebol reuniu 16 agremiações entre elas a Catuense e firmou acordo para que o campeonato baiano da segunda divisão edição 2016, fosse iniciado em julho de 2016, por unanimidade a sugestão foi aprovada por todas as agremiações presentes.
Na reunião a FBF também ratificou a determinação de que os clubes deverão jogar em suas cidades, ou seja não será permitido que clubes mandem jogos fora de sua cidade de origem, neste sentido a Catuense terá que jogar em Catu, caso haja condições, do contrário ao que a FBF determinou, não será permitida a participação da mesma ou de outro clube que queira jogar longe da sua cidade de origem.
Vistoria do Coordenador da SUDESB em fevereiro |
Para isso acontecer a Prefeitura de Catu, através do prefeito Geranilson Requião vem empreendendo esforços no sentido de conseguir recursos para reforma do Estádio Municipal Antônio Pena, antes mesmo da reunião dos clubes com FBF. No final de fevereiro o prefeito de Catu recebeu o Coordenador da SUDESB (Superintendência de Desporto do Estado da Bahia) Luiz Antônio Brantes para uma vistoria no estádio para averiguar as condições e necessidades do equipamento, sendo inclusive acompanhada pelo presidente da Catuense, Roberto Pena.
Reunião no inicio de Março na SUDESB. |
No inicio de março, o Prefeito de Catu foi a SUDESB, junto com sua equipe de governo e o presidente da Catuense, onde se encontraram com o superintendente Eliel, e o coordenador Sinval Vieira, na oportunidade o prefeito apresentou as demandas para com a reformado do estádio municipal Antônio Pena, onde a entidade se mostrou disposta a ajudar nesta empreitada. A SUDESB sempre vem apoiando reforma de praças esportivas no interior, temos exemplos recentes as reformas dos estádios de Teixeira de Freitas e Riachão do Jacuípe.
Prefeito Gera Requião com o secretário Josias Gomes em busca de recursos |
No último dia 05 de abril, o Prefeito de Catu foi ao encontro do Secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Josias Gomes, e apresentou a planilha orçamentária produzida pela SUDESB, além disso, o prefeito solicitou o apoio do secretário, para que haja brevidade na análise e liberação dos recursos pelo governador Rui Costa, no sentido de que a reforma ocorra o quanto antes. A expectativa é que o Estado entre com o montante de R$ 669 mil, para iluminação, gramado, alambrado e arquibancada. Já os demais serviços como a reforma do vestiário, ficarão a cargo do Município de Catu, que o fará com recursos próprios, numa escala de valores menor do que a do Estado, provavelmente.
Agora é a corrida contra o tempo, a FBF deu um prazo até 25 de abril para os clubes se inscreverem no campeonato, até lá a Catuense terá que dá garantias de que terá o seu mando de campo pronto para atuar em julho, quando começa o campeonato, agora é aguardar mais novidades.