28 de fevereiro de 2013

2013: Record Bahia pode transmitir a segundona baiana

No próximo dia 28 de abril começa o Campeonato Baiano da segunda divisão. Dez equipes brigam por duas vagas na elite no futebol estadual e todas as emoções da competição podem ser passadas ao vivo na tv.
A FBF negocia com a Rede Record/ Tv Itapoan os direitos de transmissão da competição. “Iniciamos conversas para termos apoio do Governo do Estado. Também iniciamos negociação com a TV Record, que demonstrou interesse na transmissão das partidas. Queremos mostrar para toda a Bahia que a 2ª Divisão é tão importante quanto a 1ª. Teremos na disputa vários clubes campeões baianos e finalistas de competições das duas divisões”, disse o presidente Ednaldo Rodrigues.
A competição terá a presença do Astro, Camaçari, Catuense, Colo-Colo, Flamengo de Guanambi, Galícia, Ipitanga, Itabuna, Jequié e Ypiranga.
Na última quarta (27) aconteceu o arbitral que definiu a fórmula de disputa, que foi aceita sem problemas pelos clubes participantes.

Catuense.net com informações dos Galaticos Online.

2013: Catuense já conhece o caminho rumo a primeira divisão

http://files.torcidajovemcatuense.webnode.com.br/system_preview_detail_200000018-5fbaf61ad7-public/100_1022.jpg
Partida entre Catuense e Galícia em 2010 no Carneirão. Foto: Rodrigo Rabelo
Na última quinta-feira(28), a Federação Bahiana de Futebol, divulgou os grupos e a tabela de jogos do campeonato baiano da segunda divisão 2013. A Catuense conheceu seus adversários, o Bem-Te-Vi ficará no grupo 1 junto com Ypiranga, Galícia, Camaçari e Ipitanga. A Catuca já tem data e local de estréia no campeonato, será contra o Galícia no estádio do Carneirão em Alagoinhas no dia 28 de abril ás 16h. Muitos torcedores estavam na expectativa do clube atuar em Catu novamente, mas não será possível, por conta das irregularidades do estádio, e de não haver tempo hábil para enviar uma possível reforma e enviar os laudos com os reparos, tendo em vista que o prazo para enviar os laudos do estádio é até 15 de março. 

Presidente da Federação e comissão organizadora em reunião.
Sobre o campeonato, terá a participação de 10 (dez) Associações que serão distribuídas em 02 (dois) grupos, com 05 (cinco) Associações cada, sendo GRUPO-01 e GRUPO- 02, que se enfrentarão no sistema de ida e volta, dentro dos respectivos grupos,classificando-se para a Fase II–Semifinal as 02 (duas) Associações primeiras colocadas de cada grupo.

Na primeira fase, as agremiações disputarão jogos entre si, no sistema de ida e volta. As duas melhores de cada grupo avançam para as semifinais, onde a primeira colocada do Grupo 1 enfrenta a segunda do Grupo 2 e a primeira do Grupo 2 a segunda do Grupo 1, também em partidas de ida e volta. As diretorias dos clubes aprovaram a fórmula do campeonato.

Diretoria da Catuca e dos outros clubes, presentes na reunião da FBF.
Os dois vencedores dos confrontos estarão automaticamente classificados para a 1ª Divisão do Baianão 2014 e disputarão o título da Segundona 2013. Além disso, campeão e vice terão o direito de disputar a Copa Governador do Estado.

Outra novidade diz respeito ao descenso. Neste ano, não haverá rebaixamento, mas as equipes que terminarem o Estadual na lanterna de cada grupo terão que se submeter à disputa do Torneio Seletivo para voltarem a participar da Segunda Divisão em 2014. No total, serão 46 jogos, com cada clube disputando o mínimo de oito e o máximo de 12 confrontos.

Durante o encontro, também foram debatidos temas referentes à captação de recursos de patrocínio e visibilidade de transmissão televisiva. Segundo o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, o objetivo é mostrar para todo o estado a importância da competição.

“Iniciamos conversas para termos apoio do Governo do Estado. Também iniciamos negociação com a TV Record, que demonstrou interesse na transmissão das partidas. Queremos mostrar para toda a Bahia que a 2ª Divisão é tão importante quanto a 1ª. Teremos na disputa vários clubes campeões baianos e finalistas de competições das duas divisões”, destacou o dirigente.
A Catuente vai estrear contra outro clube tradicional, é o Galícia. Será no dia 28 de abril(domingo) ás 16h, a partida marca o encontro de dois clubes de grande tradição no nosso estado. Em 2010, na disputa também da segundona, a Catuense venceu o Galícia no estádio de Pituaçu por 3 a 1 e no Carneirão o Galícia venceu a Catuca por 1 a 0 ainda pela fase de grupos. Agora é ficar no aguardo e torcer para a Catuca fazer uma boa campanha e conseguir o acesso para a primeira divisão do baianão de 2014.

2013: FBF divulga tabela do campeonato.

Após a aprovação da fórmula de disputa na tarde de quarta-feira (27), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou, nesta quinta-feira (28), o plano de ação, regulamento e tabela da 2ª Divisão do Baianão 2013. A competição será realizada entre 27 de abril e 28 de julho. A Catuense estréia no dia 28 de abril contra o Galícia, no estádio Antonio Carneiro em Alagoinhas, o estádio de Catu não reuniu condições para abrigar os jogos.

Com a divulgação antecipada, a FBF cumpre o que determina a Lei Nº 10.671/03 do Estatuto de Defesa do Torcedor, que estabelece prazo de 60 dias para a publicação na íntegra do regulamento e das tabelas do campeonato, contendo as partidas a serem realizadas.

Neste ano, dez clubes disputarão o acesso à elite do futebol baiano. Colo-Colo, Ipitanga, Jequié, Flamengo de Guanambí, Galícia, Catuense, Ypiranga, Astro, Itabuna e Camaçari buscarão o título e as vagas na 1ª Divisão de 2014.

Confira abaixo tabela e regulamento da 2ª Divisão do Baianão 2013:

Plano de Ação

Regulamento

Tabela

17 de fevereiro de 2013

2013: Diretoria da Catuense garante que o desejo é jogar em Catu

Recentemente a diretoria da Catuense concedeu entrevista na Rádio Ouro Negro FM de Catu, para falar sobre a volta do clube. Vários assuntos foram abordados dentre eles, o que mais chamou atenção foi onde a Catuense irá mandar os jogos da competição. O presidente do clube Roberto Pena, deixou claro que o desejo do clube é voltar a jogar aqui no Estádio Municipal de Catu. Mas declarou que depende da ajuda e colaboração da atual gestão do município por meio do prefeito Geranilson Requião(PT).

Segundo informações da diretoria da Catuense, já esta sendo montada uma equipe para disputar a segunda divisão do baiano 2013. A expectativa da diretoria do clube, é que o desenvolvimento da Catuense aconteça totalmente na cidade de Catu.

A vice-presidente da Catuense, Cida Pena também participou da entrevista na emissora. Ela já foi presidente do clube, e sob o seu comando, a Catuense chegou as semi-finais do campeonato baiano da segunda divisão em 2010. Cida Pena também esta com novos projetos para o ano 2013. Uma escolinha da Catuense será montada aqui na cidade em um campo de futebol no bairro do Pau Lavrado. A vice-presidente foi quem sempre lutou junto com seu pai Antônio Pena em prol Catuense.

" O desejo do nosso trabalho, é voltar a jogar em Catu" declarou Cida Pena. A vice também afirmou que não pode esquecer do prefeito Paulo Cezar de Alagoinhas. O trabalho também continuará na cidade, segundo a vice presidente.

Agora é ficar na expectativa de uma posição de ambas as partes, sobre uma decisão oficial de onde o clube irá jogar. Esperamos com grande expectativa que seja em Catu mesmo, já que o clube carrega o nome da cidade e também o torcedor da Catuense está em Catu.

Com informações do Impacto Catu

Momentos importantes da Catuense

Catuense


2005 O clube fez parceria com o Bahia e abriu mão de sua vaga na Copa do Brasil, que foi ocupada exatamente pelo Bahia. Vinícius, Fabinho, Cleverton, Rodrigo e Eduardo; Neto, Kel, Serginho (Márcio) e Robson; Gil e Ednei. Técnico: José Carlos Amaral

2004 - A Catuense deve sentir a falta do atacante Renna, negociado com o Atlético Paranaense. O time de Catu tem como treinador Sérgio Araújo. A dupla de ataque é formada por Paulinho e Cascata. A equipe fechou uma parceria com o Vitória de Salvador. Vinicius, Antônio Marcos, Osmar, Tiago Souza e Kel; Marcelinho, Luiz Carlos, Elson, Igor; Paulinho e Cascata. Tec. Sérgio Araújo 

2003 - A Catuense é uma das poucas equipes no futebol baiano que mantém os jogadores em atividade o ano inteiro, assim sendo, não tem problemas para iniciar sua participação no Campeonato Baiano de profissionais. A dirigente Cida Pena, filha do patrono do clube, empresário e desportista Antonio Pena, disse que não há segredo nem invenções. Segundo Cida, a estratégia é prestigiar os atletas da divisão de base, mesclando com a inclusão de novos jogadores, como é o caso de Fernando, 25 anos, atacante, e Mica, meio campista, 25 anos, ambos oriundos do Colo Colo, além do retorno de Wellington e Cristiano, volantes que já atuaram pelo clube. Vinicius; Fabinho, Valter, Thiago e Kekel; Cristiano, Wellington, Elzon e Fernando; Braúna e Renna. Tec: Chiquinho Assis 2002- Com moral elevado por ter sido campeão da Taça Estado da Bahia vencendo o Vitória, a equipe da Catuense quer deixar de lado a nostalgia pelos grandes times formados nas décadas de 80 e 90, quando revelou craques como Bobô, Zanata, Naldinho e Sandro.  O técnico Laelson Lopes, que na temporada passada foi campeão alagoano pelo Asa de Arapiraca, é a grande novidade. A direção do clube contratou o goleiro Cristiano, ex-Vitória; Soares, lateral-direito vindo do Asa de Arapiraca; Gilson, zagueiro e Jean, atacante, ambos oriundos do Sampaio Correia/MA, e Braúna, ex-atacante do Atlético.
2001 - Conquistou a vaga na Primeira Divisão, ao alcançar o título da Taça Estado da Bahia
H - Fundada em 1974, a Catuense também já chegou por duas vezes ao vice-campeonato: em 86 e 87. Em 1995, a Prefeitura de Catu (78 km de Salvador) construiu um estádio com capacidade para 12 mil pessoas para o clube. Antes da construção do estádio Antonio Pena, a Catuense era um clube que dependia de outras cidades para mandar seus jogos. O clube tem como homem forte o ex-prefeito de Catu, Antônio Pena, que era dono de uma frota de ônibus interestadual.
catuense.gif (7282 bytes)
Nacionais
1984 - Campeonato Brasileiro - 40. Colocado
Participou ainda da Taça de Prata 82 e 85, da Segunda Divisão 1988, 89, 90 e 91 e da Terceira Divisão em 87, 92, 94 a 98, 2001 e 2003/2004
Copa do Brasil 2004

estaduais
1981 a 1998 e 2002 a 2005
noticias

16 de fevereiro de 2013

2013: Onde a Catuense mandará seus jogos?


Depois do anúncio do retorno ao futebol profissional, a dúvida que remete a todos é sobre onde a Catuense irá mandar seus jogos. A expectativa fica por conta dessa decisão que não deve acontecer neste momento, já que o campeonato da segunda divisão baiana 2013 começa em abril. Se depender da vontade dos torcedores, a Catuca jogará em Catu mesmo, no estádio municipal Antônio Pena (Penão). Só que depende de aspectos importantes o retorno da Catuense para Catu, o clube necessita do apoio da prefeitura municipal e das forças empresariais do município. O estádio municipal não se encontra em perfeitas condições por isso necessita de uma reforma para que esteja dentro dos padrões da Federação Bahiana de Futebol e seja liberado o laudo técnico tornando o estádio apto para partidas oficiais, um acordo entre o time e a prefeitura tem que acontecer para que a reforma aconteça. Em recente entrevista a uma rádio de Catu, a diretoria da Catuense foi taxativa ao afirmar que só joga em Catu com o apoio da prefeitura e dos empresários da cidade. O penão já foi considerado um dos melhores estádios do estado e precisa retomar o posto, caso não ocorra a opção da diretoria será jogar em Alagoinhas no estádio Antônio Carneiro, o Carneirão. O prefeito Paulo Cezar  permitirá e apoiará caso deseje jogar lá assim informou a diretoria da Catuca em entrevista. Buscar recursos junto a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB) que tem como mandatário o Raimundo Nonato (popular Bobô revelado pela Catuense e campeão de 88 com o Bahia) é uma saída para reforma do estádio de Catu. E acredito que fica mais fácil ainda, já que o prefeito de Catu Geranilson Requião é do PT, consequentemente está alinhado ao governador Jaques Wagner(PT) e sua equipe de governo.

Fotos do Penão em 2012


Em abril 2010 o deputado estadual J.Carlos do PT, fez a indicação para a reforma do estádio municipal Antônio Pena, confira na íntegra:

INDICAÇÃO Nº 18.140/2010


Reforma do Estádio Municipal Antonio Pena, no município de Catu

 O deputado infrafirmado vem, com fulcro no que dispõe o Regimento Interno desta Casa, requerer que a Mesa Diretora no uso das suas atribuições, solicite ao governador Jaques Wagner que firme convênio com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), para reforma e melhoria do Estádio Municipal Antonio Pena, localizado no município de Catu. Sua localização dista 78 quilômetros de Salvador, com acesso através da BR-110 no sentido São Sebastião do Passé, ou através da BA- 093, no sentido Camaçari/Pojuca.

O estádio tem capacidade para mais de 12 mil pessoas sentadas e já foi palco de vários campeonatos baiano pelas equipes da Catuense e Atlético de Alagoinhas, mas, infelizmente, nunca sofreu uma grande reforma e as pequenas intervenções não foram suficientes para impedir a ação do tempo.

Quem circula pelo estádio Antonio Pena pode se deparar com situações que desafiam as normas de segurança e infra-estrutura. As maiores reivindicações são a realização de melhorias na parte hidráulica, elétrica, construção de uma nova saída de emergência, em cumprimento ao que determina a Lei do Torcedor, melhoria da infra-estrutura das arquibancadas, aquisição de novos refletores, troca do gramado,sanitários e vestiários dos atletas.

Nessa perspectiva, o contingente populacional a ser beneficiado demonstra a viabilidade da presente indicação. Pelo exposto, manifesta-se de forma axiomática a relevância do objeto da presente proposição, pelo que é requerida a sua aprovação, com a anuência da Mesa Diretora, após ouvir o Plenário, e posterior encaminhamento ao Governo do Estado e demais órgãos competentes.

Sala das Sessões, 07 abril de 2010.


J. Carlos
Deputado Estadual do PT


JUSTIFICATIVA

Sala das Sessões, 7 de abril de 2010


Deputado J. Carlos(Partido dos Trabalhadores)

15 de fevereiro de 2013

2013: Catuense está voltando

A Catuense está retornado ao futebol profissional, a partir de abril, a Catuca disputará a segunda divisão do campeonato baiano 2013. Ainda não há a definição de onde o clube mandará seus jogos. Ficaremos no aguardo e na expectativa de que jogue em Catu.
 
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou, a RDI-02/13. A Resolução confirma o cancelamento do Torneio Seletivo para a Segunda Divisão 2013.  A medida foi necessária devido ao número de inscritos na competição, que valeria duas vagas na segundona estadual. Inicialmente, quatro clubes se inscreveram para a disputa do Seletivo. Foram eles o Clube Esportivo Flamengo, de Guanambí; a Catuense Futebol S/A, de Catu; o Esporte Clube Poções e a Sociedade Esportiva Luís Eduardo Magalhães (Selem), de Luís Eduardo Magalhães.
Partida contra o Galícia, série B 2010.
Porém, o Poções, com os laudos técnicos do Estádio Heraldo Curvelo reprovados, e o Selem, com seu processo de filiação não concluído a tempo de a CBF expedir o certificado de profissionalização, tiveram suas participações no Torneio indeferidas.
 
Além disso, apenas oito agremiações realizaram inscrições para a disputa da Segunda Divisão, que é disputada por dez clubes, deixando em aberto duas vagas. Considerando o disposto no art. 2º da RDI 08/10, que possibilitou a elevação do número de clubes oriundos do Torneio Seletivo, a FBF incluiu o Flamengo de Guanambí e a Catuense na disputa do Campeonato Baiano da Segunda Divisão 2013, visando alcançar o máximo de clubes necessários ao preenchimento limite de participantes na competição que definirá os dois novos componentes da elite do futebol baiano em 2014.
 
Assim, a Segundona 2013 foi confirmada com dez clubes. São eles o CamaçariFutebol Clube, de Camaçari; o Colo Colo de Futebol e Regatas, de Ilhéus; a Associação Desportiva Comunitária Astro, de Feira de Santana; a Associação Desportiva Jequié, de Jequié; o Esporte Clube Ipitanga Bahia, de Lauro de Freitas; o Esporte Clube Ypiranga, de Salvador; o Galícia Esporte Clube, de Salvador; o Itabuna Esporte Clube, de Itabuna; o Clube Esportivo Flamengo, de Guanambí; e a Catuense Futebol S/A, de Catú.
 
A primeira Reunião do Conselho Técnico do campeonato está prevista para ser realizada entre os dias 18 e 25 de fevereiro, com data oficial a ser confirmada em breve pela FBF.
 
Confira a RDI e seus anexos na íntegra:
 
RDI-02/13
 
Anexo I da RDI-02/13
 
Anexo II da RDI-02/13
 
Confira os participantes da 2ª Divisão do Baianão 2013:
 
Astro
Camaçari
Colo Colo
Catuense
Flamengo de Guanambí
Galícia
Ipitanga
Itabuna
Jequié
Ypiranga

Com informações da FBF