28 de fevereiro de 2013

2013: Catuense já conhece o caminho rumo a primeira divisão

http://files.torcidajovemcatuense.webnode.com.br/system_preview_detail_200000018-5fbaf61ad7-public/100_1022.jpg
Partida entre Catuense e Galícia em 2010 no Carneirão. Foto: Rodrigo Rabelo
Na última quinta-feira(28), a Federação Bahiana de Futebol, divulgou os grupos e a tabela de jogos do campeonato baiano da segunda divisão 2013. A Catuense conheceu seus adversários, o Bem-Te-Vi ficará no grupo 1 junto com Ypiranga, Galícia, Camaçari e Ipitanga. A Catuca já tem data e local de estréia no campeonato, será contra o Galícia no estádio do Carneirão em Alagoinhas no dia 28 de abril ás 16h. Muitos torcedores estavam na expectativa do clube atuar em Catu novamente, mas não será possível, por conta das irregularidades do estádio, e de não haver tempo hábil para enviar uma possível reforma e enviar os laudos com os reparos, tendo em vista que o prazo para enviar os laudos do estádio é até 15 de março. 

Presidente da Federação e comissão organizadora em reunião.
Sobre o campeonato, terá a participação de 10 (dez) Associações que serão distribuídas em 02 (dois) grupos, com 05 (cinco) Associações cada, sendo GRUPO-01 e GRUPO- 02, que se enfrentarão no sistema de ida e volta, dentro dos respectivos grupos,classificando-se para a Fase II–Semifinal as 02 (duas) Associações primeiras colocadas de cada grupo.

Na primeira fase, as agremiações disputarão jogos entre si, no sistema de ida e volta. As duas melhores de cada grupo avançam para as semifinais, onde a primeira colocada do Grupo 1 enfrenta a segunda do Grupo 2 e a primeira do Grupo 2 a segunda do Grupo 1, também em partidas de ida e volta. As diretorias dos clubes aprovaram a fórmula do campeonato.

Diretoria da Catuca e dos outros clubes, presentes na reunião da FBF.
Os dois vencedores dos confrontos estarão automaticamente classificados para a 1ª Divisão do Baianão 2014 e disputarão o título da Segundona 2013. Além disso, campeão e vice terão o direito de disputar a Copa Governador do Estado.

Outra novidade diz respeito ao descenso. Neste ano, não haverá rebaixamento, mas as equipes que terminarem o Estadual na lanterna de cada grupo terão que se submeter à disputa do Torneio Seletivo para voltarem a participar da Segunda Divisão em 2014. No total, serão 46 jogos, com cada clube disputando o mínimo de oito e o máximo de 12 confrontos.

Durante o encontro, também foram debatidos temas referentes à captação de recursos de patrocínio e visibilidade de transmissão televisiva. Segundo o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, o objetivo é mostrar para todo o estado a importância da competição.

“Iniciamos conversas para termos apoio do Governo do Estado. Também iniciamos negociação com a TV Record, que demonstrou interesse na transmissão das partidas. Queremos mostrar para toda a Bahia que a 2ª Divisão é tão importante quanto a 1ª. Teremos na disputa vários clubes campeões baianos e finalistas de competições das duas divisões”, destacou o dirigente.
A Catuente vai estrear contra outro clube tradicional, é o Galícia. Será no dia 28 de abril(domingo) ás 16h, a partida marca o encontro de dois clubes de grande tradição no nosso estado. Em 2010, na disputa também da segundona, a Catuense venceu o Galícia no estádio de Pituaçu por 3 a 1 e no Carneirão o Galícia venceu a Catuca por 1 a 0 ainda pela fase de grupos. Agora é ficar no aguardo e torcer para a Catuca fazer uma boa campanha e conseguir o acesso para a primeira divisão do baianão de 2014.

Um comentário:

  1. Sérgio Odilon é um ótimo técnico, este comandando o elenco do Sub 15 do Sport Club Corinthians. Boa sorte nesta nova empreitada.

    ResponderExcluir