13 de maio de 2016

DE VOLTA: Catuense disputará o acesso mandando jogos em Alagoinhas com mais cinco clubes

Na última quinta-feira(12), a Federação Bahiana de Futebol confirmou a participação da Catuense e mais cinco clubes na segunda divisão do Campeonato Baiano que será realizado de 10 de julho a 25 de setembro deste ano. A Catuca estreará no Carneirão contra o Ypiranga.

Neste período será realizada a Série B do Baianão 2016. Em jogo, o título e o acesso à elite do Baianão 2017. Uma única vaga, como definido há um ano e registrado em ata coma anuência dos próprios clubes das Séries A e B do Estadual. Devido à redução do número de datas imposto pela CBF no Calendário do Futebol Brasileiro, a Federação Bahiana de Futebol teve que se adequar para chegar ao número máximo de dez clubes na elite. Neste ano, dois foram rebaixados (Feirense e Colo Colo) e apenas um subirá. Em 2017, o sistema se repetirá para, em 2018, o Baianão chegar aos dez clubes necessários para obedecer ao calendário.
Presidente da Catuense, Roberto Pena, marcou presença na reunião da FBF
Os seis clubes que disputarão a Série B e a diretoria da FBF se reuniram. Na sede da entidade, foi realizada a Reunião do Conselho Técnico da competição. Foi definida também, a fórmula de disputa da Série B. Por cinco votos a um, foi escolhida a fórmula proposta pela FBF, onde os seis clubes ficam em um mesmo grupo na fase de classificação e se enfrentam em jogos de ida e volta com pontos corridos. Os dois que fizerem mais pontos se enfrentarão na final, também com jogo de ida e volta, pelo título e a vaga na Série A. Com essa fórmula, cada equipe disputará o mínimo de 10 e o máximo de 12 partidas.

O Ypiranga, através do seu presidente, Emerson Ferreti, se posicionou contrário e sugeriu outra fórmula, com apenas uma fase e pontos corridos. O clube que fizesse mais pontos seria o campeão e dono da vaga na elite sem a realização de finais. A proposta foi colocada em votação, mas não recebeu votos dos demais participantes.

A diretoria da entidade ainda alertou os presentes, mais uma vez, sobre o cumprimento do regulamento de competições, CBJD e estatuto do torcedor, que determinam a obrigatoriedade de medidas como presença de ambulância com um médico e dois enfermeiros, médicos no banco de reservas e profissionais de comissão técnica inscritos no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Cada clube ainda escolheu os dias e horários que irão mandar seus jogos. O Atlântico, que terá como casa o estádio de Pituaçu, escolheu realizar seus jogos como mandante nos sábados, às 16h. O Ypiranga, que também jogará no estádio Roberto Santos, em Salvador, optou pelos domingos, às 16h. O Atlético de Alagoinhas, que jogará no Antônio Carneiro, em Alagoinhas, fará suas partidas aos sábados, às 18h. A Catuense, que também jogará em casa, no Antônio Carneiro, escolheu os sábados, às 19h30, a falta de tempo para uma reforma do Estádio Antônio Pena em Catu, deve ter sido principal motivo da escolha da Catuca por Alagoinhas para tentar o acesso. O Juazeiro, que mandará seus confrontos no Adauto Moraes optou pelos sábados, às 17h. Já o Teixeira de Freitas, clube filiado à CBF há mais de 20 anos e que em 2016 volta a disputar uma competição profissional jogará no estádio Antônio Rodrigues Santana, em Teixeira de Freitas, aos domingos, às 16h. 

Adaptado do site da FBF


Nenhum comentário:

Postar um comentário